Sistema de informações de Crédito
  • O que é o SCR?
    O Sistema de Informações de Crédito do Banco Central (SCR) é um banco de dados que agrega operações de crédito contratados por pessoas físicas e jurídicas junto a instituições financeiras no País.
    Todas as operações de crédito são registradas no Sistema de Informações de Créditos (SCR), que tem por finalidade:
    I- Fornecer informações consolidadas para fins de monitoramento do crédito no sistema financeiro e para o exercício de suas atividades de fiscalização pelo Banco Central; e
    II- Permitir o intercâmbio, entre as instituições financeiras, com o objetivo de subsidiar decisões de crédito e de negócios.
    III- Permitir ao cliente acesso aos registros constantes em seu nome no SCR, por meio do Registrado – Extrato do Registro de Informações, disponível no site www.bcb.gov.br ou da Central de Atendimento ao Público do BACEN através do número 145.
    As manifestações de discordância quanto às informações constantes do SCR e os pedidos de correções, exclusões e registros de medidas judiciais no SCR deverão ser dirigidos a Instituição Financeira responsável, por meio de requerimento escrito e fundamentado do cliente, acompanhado da respectiva decisão judicial, quando for o caso.
    As consultas das instituições financeiras de débitos e responsabilidades decorrentes de operações de crédito em nome do cliente no SCR somente poderão ser feitas mediante prévia autorização do cliente.