Informações Gerais

Consulte abaixo as dúvidas mais frequentes sobre informações gerais do Banco.
Clique no menu lateral para localizar as perguntas mais recorrentes relacionadas a cada assunto. Caso sua dúvida não seja esclarecida, entre em contato com o Banco Honda pela Central de Atendimento Alô Banco Honda.


O Sistema de Informações de Crédito - SCR do Banco Central é um cadastro baseado em informações históricas de pagamentos dos clientes que contrataram financiamentos e empréstimos com alguma das instituições financeiras participantes do SFC - sistema financeiro brasileiro (Bancos Múltiplos, Bancos Comerciais, CEF, Bancos de Investimento, Banco de Desenvolvimento, Sociedades de Crédito Imobiliário, Sociedades de Crédito, Financiamento e Investimento, Companhias Hipotecárias, Agências de Fomento ou de Desenvolvimento, Associações de Poupança e Empréstimo, Sociedades de Arrendamento Mercantil e Cooperativas de Crédito com carteira acima de R$ 2.000.000,00).

Conforme previsão regulamentar, esses dados são passíveis de compartilhamento entre as instituições participantes do SFC, sendo uma informação importante para diminuir o risco de inadimplência dos clientes, melhorando a gestão do risco de crédito e consequentemente, contribuindo para redução das taxas de juros praticadas nas operações de crédito no Brasil. Assim, pode-se entender que o objetivo é permitir a troca de informações, entre referidas instituições, sobre o montante de débitos e de responsabilidades de clientes em operações de crédito.

Também sobre previsão regulamentar É OBRIGATÓRIO que as instituições do SFB efetuem o registro no SCR dos débitos e das responsabilidades de cada cliente da instituição que contraiu empréstimo; financiamento; adiantamento mercantil ou assumiu co-obrigações em garantias prestadas a terceiros. Devem ser informadas as operações baixadas como prejuízo e créditos contratados com recursos a liberar, ou quaisquer outras operações com risco de crédito.

As inclusões, correções e/ou execuções de registros de clientes no SCR mediante medidas judiciais serão acatadas pela instituição financeira que providenciará o requerido quando notificada pelo juiz competente. As manifestações de discordância apresentadas pelos clientes podem ser efetuadas diretamente na instituição financeira que avaliará se a solicitação é cabível ou não e sendo, providenciará a alteração o SCR.

O próprio cliente poderá consultar o SCR junto ao Banco Central do Brasil, mediante autorização específica concedida pelo Banco Central ao próprio cidadão interessado.

As consultas e registros no SCR dos dados relativos ao cliente somente serão realizados pela instituição financeira se houver autorização prévia do cliente.

O SCR, portanto, é um cadastro de informações de crédito com características de fornecer um perfil POSITIVO DO CLIENTE, comprovando a capacidade de pagamento e a pontualidade do cliente, não se tratando, de um cadastro de devedores inadimplentes.

Principais Dúvidas